TRE-PI alerta para golpes com falsas cobranças a ex-candidatos
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) emitiu um alerta, nesta sexta-feira (8), sobre golpes envolvendo falsas cobranças de uma suposta “contribuição confederativa assistencial”.

Segundo o órgão, pessoas que disputaram as eleições do ano passado estão recebendo mensagens fraudulentas que incluem dados reais de seus registros de candidatura, como o número do CNPJ de campanha, para dar mais credibilidade à tentativa de golpe.
O TRE-PI orienta que, ao receber esse tipo de mensagem, o destinatário não clique em links, não abra arquivos anexos e não forneça informações pessoais.
De acordo com o tribunal, quando um candidato é condenado a pagar multa ou devolver valores ao Tesouro Nacional por irregularidades na prestação de contas, a intimação é feita exclusivamente dentro do próprio processo, por meio de oficial de justiça, correspondência impressa ou mensagem de WhatsApp — nunca por e-mail.
Além disso, o pagamento de multas ou devoluções só pode ser realizado através da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada pelo próprio candidato no sistema oficial da Justiça Eleitoral.
O TRE-PI reforça que qualquer comunicação fora desses canais deve ser tratada como tentativa de golpe e denunciada.