Operação Nordeste Integrado: forças de segurança de oito estados unem esforços contra o crime organizado
Mais de 5 mil agentes participam da Operação Nordeste Integrado, deflagrada nesta quinta (7) em 8 estados. No Piauí, as ações se concentram nas divisas, com foco no combate ao tráfico e ao avanço de facções criminosas.

As polícias Civil e Militar do Piauí, juntamente com forças de segurança de outros sete estados do Nordeste, deflagraram nesta quinta-feira (7) uma megaoperação integrada com o objetivo de combater o avanço do crime organizado na região. A ação, batizada de Operação Nordeste Integrado, mobiliza mais de 5 mil agentes da Segurança Pública e acontece simultaneamente nos estados do Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Ao todo, estão sendo cumpridos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão, principalmente em áreas estratégicas de divisa entre os estados — regiões consideradas vulneráveis à atuação de facções criminosas.
De acordo com as autoridades, a ofensiva tem como foco o enfrentamento de crimes como tráfico de drogas e armas, homicídios, roubos e furtos de veículos e cargas, delitos que têm se intensificado nas regiões de fronteira estadual.
No Piauí, as ações estão concentradas nas zonas de divisa com os estados vizinhos, com base em análises de manchas criminais que apontam os territórios com maior índice de violência. A intenção, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), é desarticular facções, reduzir os índices de criminalidade e reforçar a presença policial nas regiões mais críticas.
A operação também busca promover a integração entre os estados, por meio do intercâmbio de informações e estratégias de inteligência, tornando o combate ao crime mais eficiente em todo o território nordestino.