Adolescente de 14 anos morre afogada no Rio Parnaíba, entre Timon e Teresina

O caso serve de alerta sobre os perigos de banhos em rios sem a devida segurança e supervisão, especialmente envolvendo crianças e adolescentes.

Adolescente de 14 anos morre afogada no Rio Parnaíba, entre Timon e Teresina

Uma tragédia marcou a tarde desta quarta-feira (30) no município de Timon (MA). Uma adolescente de 14 anos morreu afogada nas águas do Rio Parnaíba, em um trecho localizado entre a Ponte Nova e a Ponte da Amizade, que ligam Timon à capital piauiense, Teresina. Até o momento, a vítima não teve a identidade divulgada.

De acordo com informações do tenente Nicolas, do Corpo de Bombeiros do Maranhão, a adolescente estava tomando banho no rio acompanhada de sua irmã mais nova, quando acabou se afogando. Desesperada, a irmã correu até a Avenida Piauí para pedir socorro.

“Uma pessoa que passava pela Avenida Piauí avistou a criança em choque, informando que a irmã havia se afogado. Essa pessoa acionou o Corpo de Bombeiros. Imediatamente nos deslocamos até o local e realizamos a busca com dois mergulhadores de plantão”, relatou o oficial.

O corpo da jovem foi localizado por volta das 16h, após buscas subaquáticas realizadas pelos mergulhadores. Em seguida, a equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionada para fazer a remoção do corpo.

O tenente destacou os riscos ocultos no leito do rio, mesmo em trechos aparentemente calmos. Segundo ele, o Rio Parnaíba possui áreas com profundidade variável, o que pode ser fatal para banhistas desavisados.

“A correnteza estava fraca, mas o rio é traiçoeiro. Há trechos rasos, e outros que já atingem até cinco metros de profundidade. A irmã contou que a jovem entrou no rio, perdeu o chão, se desesperou e começou a se afogar. Em poucos segundos, foi levada pela correnteza e desapareceu a cerca de 20 metros do ponto inicial”, explicou o tenente.