Prefeitura de Picos e CREA/PI Unem Forças para Recuperar Infraestrutura Após Chuvas
A Prefeitura de Picos firmou parceria com o CREA/PI para elaborar um projeto de recuperação das estruturas públicas danificadas pelas chuvas
Diante dos estragos provocados pelas chuvas, em vários aspectos da infraestrutura da cidade de Picos, a Prefeitura celebrou uma parceria importante com o CREA/ PI (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Piauí), para a elaboração de um projeto que tem por objetivo a recuperação das estruturas públicas afetadas pelas águas pluviais, como avenidas, bueiros, estradas, pontes, ruas, além de outras.
A parceria, realizada através da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo, teve como primeira providência formar uma comissão, composta por engenheiros de Picos e Teresina, para verificar in loco a situação das áreas atingidas pela chuva e após essa inspeção avaliar a forma que o CREA poderá dar a sua colaboração.
O Assessor Técnico do CREA, engenheiro civil, João da Luz, adiantou que diante da situação de calamidade pública em que se encontra a cidade, o órgão irá fazer uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), social, com custos muito abaixo do preço de mercado ou mesmo sem essa cobrança.
O ART é o documento que define para os efeitos legais os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços e é exigido na elaboração de projetos, consultoria, execução de obras e serviços.
João da Luz explicou que depois de terem uma ideia macro da situação que se encontra a infraestrutura de Picos, através da visualização das áreas atingidas, os engenheiros farão a parte técnica, da Anotação de Responsabilidade Técnica, com as devidas medições.
“Os profissionais que tem expertise na área vão dar suas contribuições com ideias, com sugestões para que os gestores, o prefeito, os vereadores, os deputados Estaduais e Federais, o Governador, possam fazer alguma coisa, porque estamos em uma calamidade pública que pede ações bem urgentes”, pontuou Assessor Técnico do CREA.
Integrante dessa comissão, o engenheiro civil picoense, Rangel Barbosa, frisou que é importante fazer esse levantamento, por meio da ART, para que se possa quantificar os prejuízos e assim a Prefeitura ter uma noção dos custos necessários para recuperar avenidas, bueiros, estradas pontes, ruas e outros logradouros públicos danificados pelas águas pluviais.
Fonte: Riachaonet