Internas de penitenciária em parnaiba farão produção do próprio absorvente em projeto social.
Internas de penitenciária em parnaiba farão produção do próprio absorvente em projeto social.

iniciativa busca assegurar a dignidade menstrual e promover a reintegração social das internas, incentivando-as ao trabalho e garantindo o acesso a itens de higiene dentro do sistema prisional.
O gerente da unidade, Fernando Caldas, e a instrutora de cursos de corte e costura, Suzana Sousa, participaram do 1º workshop do programa, realizado pela Senappen entre 28 de outubro e 1º de novembro. O evento teve como objetivo capacitar profissionais de todos os estados que atuam no sistema penitenciário, preparando-os para se tornarem multiplicadores da segunda etapa do programa, que inclui a produção de absorventes pelas internas.
Segundo Geusélia Cavalcante, diretora de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), além de absorventes, as internas também serão capacitadas para produzir fraldas descartáveis. Os itens produzidos serão destinados às necessidades do próprio sistema prisional e, caso haja excedente, poderão ser doados a outras instituições.
O Programa Dignidade Menstrual representa uma ação essencial para assegurar condições de saúde e higiene para mulheres em situação de privação de liberdade, promovendo saúde, segurança e dignidade. A iniciativa visa também fornecer uma oportunidade de trabalho e capacitação profissional, aspectos fundamentais para a reintegração social das internas ao término de suas penas.
Fonte: Cidades na Net