Descubra Como Garantir Contracepção de Longa Duração Gratuitamente no Piauí

O SUS no Piauí oferece DIU e Implanon gratuitamente no Hospital da Polícia Militar, em Teresina.

Descubra Como Garantir Contracepção de Longa Duração Gratuitamente no Piauí
Foto: reprodução

Os métodos contraceptivos de longa duração DIU e Implanon estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), os dois métodos assim como a cirurgia de laqueadura estão sendo oferecidos no ambulatório de Planejamento Familiar do Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado em Teresina.

Para ter acesso aos serviços, a paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar o encaminhamento ao ambulatório de Planejamento Familiar do Hospital da Polícia Militar, por meio do sistema Regula Piauí. Caso tenha um encaminhamento fora do sistema Regula Piauí, a paciente deve ligar para a Central de Marcação de Consultas e Exames pelo número (86) 2222-7150 para agendar o procedimento.

O que é o DIU?

O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um método contraceptivo de longa duração, inserido no útero por um profissional de saúde. Ele impede a gravidez de maneira eficaz, sendo uma opção prática e reversível. Há dois tipos principais:

DIU de cobre: Não contém hormônios. Ele age liberando íons de cobre que tornam o ambiente uterino hostil para os espermatozoides, impedindo a fecundação. Pode durar até 10 anos.

DIU hormonal (levonorgestrel): Libera uma dose baixa de hormônio, que além de dificultar a fertilização, também pode reduzir o fluxo menstrual. Sua duração é de até 5 anos.

O que é o Implanon?

O Implanon é um implante contraceptivo hormonal de longa duração. Ele consiste em uma pequena haste de plástico flexível, com cerca de 4 cm de comprimento, que é inserida sob a pele do braço, geralmente na parte interna superior. A aplicação é rápida e feita por um profissional de saúde.

O Implanon libera continuamente o hormônio etonogestrel, que inibe a ovulação, torna o muco cervical mais espesso (dificultando a passagem dos espermatozoides) e altera o revestimento do útero, impedindo a fixação de um óvulo fertilizado.

Ele é eficaz por até 3 anos e possui uma taxa de eficácia superior a 99%, sendo um dos métodos contraceptivos mais confiáveis.

Ascom

Fonte: Cidadesemfoco