Chuvas em Picos: Cobras invadem áreas urbanas e mobilizam Corpo de Bombeiros

As enchentes em Picos levaram cobras para áreas urbanas, com 10 resgates em 15 dias.

Chuvas em Picos: Cobras invadem áreas urbanas e mobilizam Corpo de Bombeiros
Foto: reprodução

As fortes chuvas e enchentes que têm atingido Picos nos últimos dias trouxeram, além de transtornos para os moradores, um aumento significativo na presença de animais silvestres em áreas urbanizadas da cidade.

O principal destaque tem sido o aparecimento de cobras, como relatou o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos, Capitão Rangel.

“A gente sabe que também pode aumentar a chegada de animais silvestres na região urbanizada pelas fortes chuvas que são levadas e o principal tipo de animal são as cobras. Então, só nesses primeiros 15 dias a gente já resgatou 10 cobras que estavam em área urbanizada e a gente sabe que é consequência exatamente dessas fortes chuvas que trazem esses animais também para a região urbanizada”, explicou o comandante.

As enchentes, ao desestabilizarem o habitat natural desses animais, acabam empurrando-os para regiões próximas às residências em busca de abrigo e alimento. Essa situação exige atenção redobrada dos moradores, que são orientados a não tentar capturar ou lidar diretamente com esses animais.

“Ao visualizar um animal silvestre, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, porque as equipes têm os equipamentos próprios, têm as técnicas necessárias para o recolhimento desses animais para levar para seus habitats naturais. Nunca tente capturar, não tente alimentar, não mate, tente ficar visualizando até que as equipes cheguem para que, quando chegar, a gente possa ver onde está esse animal e fazer a captura correta”, afirmou Capitão Rangel.

A presença de animais silvestres em áreas urbanizadas pode representar riscos, especialmente quando se trata de espécies peçonhentas. O Corpo de Bombeiros reforça a importância de manter a calma e acionar as autoridades competentes para garantir a segurança de todos, incluindo os próprios animais.

A recomendação é que, ao identificar a presença de qualquer animal silvestre, os moradores entrem em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 para que a equipe especializada realize o resgate de forma segura.

Fonte: Riachaonet