Polícia apreende BMW com suspeitos de fraudar notas para retirar eletrônicos e celulares apreendidos em Teresina

Os presos tentaram utilizar as notas fiscais fraudulentas para recuperar aparelhos que haviam sido apreendidos anteriormente em outras fases da operação.

Polícia apreende BMW com suspeitos de fraudar notas para retirar eletrônicos e celulares apreendidos em Teresina
Carro de luxo e aparelhos eletrônicos apreendidos nessa fase da operação — Foto: SSP-PI

Na nova fase da Operação Interditados, que aconteceu nesta quinta-feira (2), quatro pessoas não identificadas foram presas por tentarem utilizar notas fiscais falsas para recuperar celulares que haviam sido apreendidos anteriormente por estarem à venda ilegalmente. Junto com as prisões, três lojas tiveram suas atividades suspensas e uma BMW foi apreendida.

Ao todo, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos, foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos sem nota fiscal e um carro de luxo.

“É importante ressaltar que alguns alvos desta operação já foram alvos da Operação Interditados em fases anteriores, os mesmos estavam produzindo notas fiscais fraudulentas com intuito de retirar materiais e equipamentos apreendidos durante operações”, explicou o Delegado Zanatta, superintendente de Operações Integradas (SOI).

Sistema de devoluções é destaque nacional

A Operação Interditados conta com uma nova estratégia de investigação, a Polícia Civil e o setor de inteligência do órgão desenvolveram um programa de computador para analisar e agrupar as informações dos registros dos furtos e roubos.

Com esse banco de dados enorme, que inclui o IMEI - número de registro de cada aparelho -, a polícia do Piauí consegue saber exatamente onde foi parar cada telefone, e com quem ele está. Isso é possível porque as operadoras de telefonia são obrigadas, por ordem judicial, a dar todas as informações das pessoas que habilitaram uma nova linha nesses celulares roubados ou furtados.

Fonte: G1 PI