Planejamento garante agilidade do Corpo de Bombeiros durante fortes chuvas em Teresina
Corpo de Bombeiros do Piauí atendeu 12 ocorrências durante forte chuva em Teresina, graças a planejamento estratégico e mobilização total da equipe.
Com uma equipe bem preparada e planejamento estratégico definido pelo Comando Geral, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) atendeu com êxito todas as chamadas da Central 193 entre a tarde e a madrugada de ontem, sexta-feira (03). As fortes chuvas que atingiram Teresina e região mobilizaram as equipes para garantir agilidade no atendimento às ocorrências.
As equipes do 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM), em Teresina, registraram um total de 12 ocorrências, das quais nove foram concluídas e três permaneceram em andamento durante a madrugada de sexta para sábado.
De acordo com o supervisor do dia, Capitão Arnaldo, a maioria das ocorrências foi ocasionada pela forte chuva que caiu sobre a capital.
“Logo no retorno do recesso, nossos líderes, o Comandante-Geral José Rêgo e o Subcomandante José Veloso, já haviam nos repassado orientações sobre uma possível tempestade. Foi planejada a mobilização total de nossa estrutura e efetivo, garantindo respostas rápidas às demandas da população. Este planejamento foi essencial para que as ocorrências mais críticas fossem neutralizadas rapidamente”, destacou o capitão.
Apesar de breve, a chuva causou danos significativos, exigindo esforço conjunto das equipes. Os maiores riscos para a população ocorreram na Grande Teresina. No bairro Real Copagre, uma árvore caiu sobre dois veículos, enquanto na PI-112, que interliga Teresina a José de Freitas, uma árvore de grande porte obstruiu parcialmente a rodovia até sua remoção, já no turno da noite, o que dificultou os trabalhos das equipes.
Além dessas, as chamadas pelo 193 continuaram até a madrugada deste sábado (04), envolvendo pedidos variados, como remoção de árvores que caíram sobre fiações elétricas e resgates de animais.
“O planejamento prévio e a mobilização rápida das equipes garantiram que não houvesse registros de feridos ou vítimas durante as ocorrências, apenas danos materiais”, acrescentou o Capitão Arnaldo.
O CBMEPI reforça que as equipes permanecem de prontidão 24 horas, e que chamadas de emergência devem ser realizadas pelos números 193 ou 190 (Central do Copom). A corporação segue comprometida em atender a população com eficiência e segurança.