Após chuvas, CPRM registra aumento dos rios Parnaíba, Poti, Marataoan e Longá
O rio Longá, em Esperantina, entrou em cota de atenção, e o Poti ainda deverá entrar em cota de atenção nas próximas horas. « Além disso, é importante manter atenção à elevação do nível do rio Poti em Teresina, que poderá entrar em cota de atenção nas próximas horas», destacou o CPRM. Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,91 m, sendo previsto que o rio apresente nas próximas horas um quadro de elevação, mantendo-se em condição de normalidade, e deve atingir 4,45 m, se aproximando do nível de atenção.
Com as recentes chuvas, está sendo registrado um aumento nos rios Parnaíba, Poti, Marataoan e Longá, informou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na manhã desta quinta-feira (4). O rio Marataoan, em Barras, é o que mais gera preocupação, pois se aproxima da cota de inundação. O rio Longá, em Esperantina, entrou em cota de atenção, e o Poti ainda deverá entrar em cota de atenção nas próximas horas.
“Considerando o atual cenário, solicita-se que os órgãos de salvaguarda permaneçam em prontidão, acompanhando de perto a evolução da situação, especialmente nas cidades de Barras e Esperantina. Além disso, é importante manter atenção à elevação do nível do rio Poti em Teresina, que poderá entrar em cota de atenção nas próximas horas”, destacou o CPRM.
Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,91 m, sendo previsto que o rio apresente nas próximas horas um quadro de elevação, mantendo-se em condição de normalidade, e deve atingir 4,45 m, se aproximando do nível de atenção. Na capital, a cota de inundação do Parnaíba é de 6,87 m.
Já a cota atual do rio Poti, localizada em Teresina, é de 7,31 m, devendo sofrer um aumento para 8,65 m nas próximas 10 horas, entrando em situação de atenção. No Poti, a cota de inundação de 10 m.
Apesar da elevação desses rios na capital, a situação ainda é de normalidade, pois estão longe da cota de inundação.
No interior
Em Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,06 m, e deve sofrer leve elevação nas próximas 8h, mantendo-se em situação de alerta, mas ficando apenas 13 cm abaixo da cota de inundação que é de 4,20 m.
Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 6,43 m, entrando em cota de alerta. O CPRM informou que a tendência de momento é que o rio sofra elevação nas próximas horas, devendo chegar a valores em torno de 6,88 m. No município a cota de inundação é de 7,40 m.
Já em Luzilândia, o rio Parnaíba, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,37 m, abaixo da cota de alerta com a tendência do rio permanecer em recessão lenta nas próximas 12h, com nível previsto da ordem de 4,34 m, mantendo a condição de atenção.
Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,90 m, portanto abaixo da cota de atenção de 5,50 m, devendo reduzir o seu nível nas próximas 8h, com cota prevista de 3,36 m, em condição de normalidade.
Fonte: Cidade Verde