Advogada Paga Fiança e é Solta Após Tentativa de Entrar em Presídio com Droga
Liliana Silva Rodrigues de Sousa, advogada que tentou entrar no presídio Jorge Vieira, em Timon-MA, com drogas escondidas no sapato, foi solta após pagar uma fiança de R$ 2 mil. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (10) pelo juiz Weliton Sousa de Carvalho, titular da Vara da Fazenda Pública.
A droga foi detectada pelo scanner do presídio enquanto Liliana passava pela segurança, revelando o entorpecente dentro do sapato. Durante o interrogatório, ela confessou que esta era a segunda vez que tentava levar drogas para dentro do presídio.
A decisão judicial, obtida pelo A10+, impôs à advogada várias medidas restritivas: comparecimento em juízo a cada 30 dias, proibição de se ausentar por mais de 30 dias sem autorização, notificação prévia em caso de mudança de endereço e proibição de frequentar qualquer dependência prisional. Além disso, a justiça determinou a suspensão do exercício profissional de Liliana na área criminal.
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão e a OAB Subseção Timon emitiram uma nota à imprensa afirmando que estão acompanhando o caso de Liliana e prestando auxílio para assegurar suas prerrogativas.
“A OAB Maranhão não compactua com qualquer transgressão eventualmente praticada por quem quer que seja, mas reitera seu compromisso histórico com a defesa das prerrogativas da advocacia e com os princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e da presunção de inocência. Por meio de ofício, foi solicitado à Secretaria de Administração Penitenciária acesso aos procedimentos realizados e ao auto de prisão. Confirmada a materialidade e autoria, o TED abrirá um procedimento de suspensão preventiva”, destacou a nota.
Fonte: Portal A10+