Moradoras incendeiam trator e ocupam terreno para evitar construção em Barra Grande, no litoral do Piauí — Foto: Reprodução Saída para o mar na Praia de Barra Grande, no Piauí — Foto: Maria Romero/g1 Moradores derrubam cerca montada em área irregular próximo ao mar em Cajueiro da Praia, no Piauí — Foto: Reprodução
Ações do grupo teriam motivado motim e fuga no local em março deste ano. Adolescentes pularam o muro da instituição enquanto havia uma ação religiosa pela Semana Santa. Educadores e internos ficaram feridos.
A Polícia Civil do Piauí prendeu, nesta quarta-feira (17), oito homens que estavam no Centro Educacional Masculino (CEM) e são suspeitos de promover "instabilidade" dentro do local. Conforme a a polícia, eles integravam facções criminosas e incitaram motim que deixou feridos e levou à fuga de 10 internos em março deste ano.
Conforme o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), os presos estavam no CEM desde que eram adolescentes, cumprindo medidas socioeducativas no CEM, por diversos atos infracionais.
Como ainda estavam cumprindo as medidas, permaneceram no local após completarem 18 anos. Devido às ações consideradas de organização criminosa, praticadas dentro do CEM, foram presos.
"A princípio não identificamos nenhuma ordem externa relacionada ao envolvimento de facções criminosas e de membros que estão fora do ambiente lá do centro educacional, não. Mas uma situação causada por eles mesmos lá do centro educacional", disse o delegado.
Eles seriam integrantes de facção e estariam promovendo ações como a rebelião do último dia 29, entre outras, que causavam clima de "instabilidade". Um dos pedidos seria a visita íntima, o que não é permitido em Centros Educacionais.
Motim
Dez internos do Centro Educacional Masculino (CEM), localizado na Zona Norte de Teresina, fugiram durante uma rebelião no dia 29 de março. Todos foram recuperados dias após a fuga. Três adolescentes e dois socioeducadores ficaram feridos.
Uma palestra religiosa em alusão à Semana Santa acontecia no centro quando alguns dos internos viram a oportunidade para fugir. "Houve uma quebradeira inicial. Tem muitos cadeados quebrados", informou o major Lopes, da PMPI.
A Tropa de Choque da Polícia Militar do Piauí e o Corpo de Bombeiros foram acionados para conter o movimento. Cinco pessoas ficaram feridas, sendo a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), sem gravidade, sendo três internos e dois socioeducadores.
O sargento Tiago Lima, do Corpo de Bombeiros, relatou que alguns dos internos foram recapturados assim que conseguiram pular o muro da instituição. Nove dos 10 fugitivos foram recapturados imediatamente e outro foi pego depois.
Fonte: G1 PI